Associação Brasileira de

Consultores de feijão

Reunião Anual 2021 do GTEC Feijão

O evento começou na quinta-feira (9) pela manhã, com apresentação de resultados do projeto Vida no Solo e do projeto Eficiência na Adubação. Além disso, os convidados puderam discutir e tirar dúvidas acerca das informações apresentadas. Seguindo a programação, tivemos a primeira palestra de Harley Sales, da Yara, que falou sobre fertilizantes e demais produtos e serviços da empresa. Ao fim da palestra ainda houve sorteio de alguns kits e produtos entre os convidados presentes.


A segunda palestra da tarde ficou por conta da Syngenta. O primeiro palestrante, o gerente da cultura de Trigo, Arroz e Feijão, Nivaldo Lonardoni falou diretamente de São Paulo sobre os principais pilares que a Syngenta trabalha hoje para o fomento do seu trabalho no país. Para ele, um dos objetivos hoje da empresa é divulgar de formas assertivas informações de qualidade acerca da cultura do feijão.


"Ampliar a liderança na cultura do feijão, deixando o produtor no centro da estratégia", diz Nivaldo.

O representante da Syngenta que estava responsável pela palestra, Rafael Freitas conduziu todo o conteúdo da empresa para os convidados. Dessa forma, ele passou a palestra sobre Inovação e Novos Produtos, do diretor de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Sungenta, Aimar Pedrini, que não pôde comparecer ao evento e deixou um vídeo gravado.


Tarde de Palestras


Após uma pausa para o lanche, as palestras voltaram a todo vapor. O engenheiro agrônomo Tarcísio Cobucci explicou mais sobre seu projeto chamado III Max, que fala sobre a nutrição na baixa transpiração. O projeto visa aumentar a produtividade na lavoura ao aplicar novas tecnologias de ponta para nutrir a planta de forma mais inteligente.


A penúltima palestra foi ministrada pelo pesquisador da Embrapa Enderson Ferreira, que apresentou aos consultores o resultado de inoculação e coinoculação no feijoeiro comum. A tecnologia de inoculação significa adicionar bactérias fixadoras de nitrogênio do ar, também chamadas de rizóbios, às sementes de feijão, antes da semeadura, usando um produto chamado de inoculante. Já a coinoculação funciona de uma forma diferente, como explica Enderson.


"A coinoculação de bactérias promotoras de crescimento do feijoeiro é uma tecnologia que combina uma prática já bem conhecida dos produtores: reúne a inoculação das sementes de feijão com bactérias fixadoras de nitrogênio (N), conhecidas como rizóbios, com o uso do Azospirillum, uma bactéria que auxiliar na produção de hormônio que atua no desenvolvimento das raízes do feijoeiro", explica o pesquisador.

Segundo dia do evento


Começando um pouco mais cedo, o segundo dia reuniu os consultores para a primeira palestra, ministrada pelo engenheiro agrônomo Maurício de Bortoli, sob o tema "Como administrar os custos de produção e manter uma produção rentável? Sistema 'Antifrágil para a cultura da soja'". Nós slides, Maurício apresentou alguns exemplos de construção de ambiente favorável, com foco na qualidade biológica do solo e os benefícios da utilização de plantas de cobertura.


Animado com a recepção do público no segundo dia de evento, o presidente da ABCFeijão, Helio Dal Bello já está feliz com toda a repercussão da reunião anual do GTEC Feijão.


"Todas as palestras e atividades ocorreram com sucesso e ficamos muito felizes por isso, pois nos empenhamos ao máximo para trazer um evento de qualidade aos nossos consultores que tanto trabalharam durante o ano e trouxeram palestras e resultados tão importantes para todos nós", afirma Dal Bello.

As duas últimas palestras foram realizadas em seguida, sendo "fisiologia do feijoeiro e sua influência na produtividade", conduzida por Rodrigo Pereira, da Cerrado Consultoria e Pesquisa Agrícola e apresentação do Projeto 6 Ton, sob responsabilidade do pesquisador Pedro Sarmento, onde no final os consultores puderam tirar dúvidas sobre o projeto e conhecer ainda mais sobre como se dá a aplicação dele nos campos.


Por fim, o evento encerrou com uma conversa sobre os projetos do GTEC Feijão para o ano de 2022, com muitas expectativas. Os consultores puderam opinar sobre as próximas ações e avaliar todo o plano para o próximo ano.

70 visualizações